sábado, 29 de janeiro de 2011

É preciso saber dizer adeus a quem nos deixa.


Sabe o desapego? Então, ele resolveu me visitar. Por isso eu estou me desfazendo de coisas e pessoas que não me acrescenta em nada. Pra ser mais exata, VOCÊ. Porque precisou de um ano (é, Axxxxx, fevereiro completaria um ano de nossa “amizade”. Um ano faria que  você buscou Lívia na minha casa para ir a um rodizio de sushi).

Realmente é preciso um baque pra gente acordar. Mas, nesse caso, você não precisava ter posto o pé pra que eu caísse. Você ao lê isso deve está pensando “que louca... o que foi que eu fiz?” Dentre uma série de coisas que não valem a pena serem citadas aqui, até porque eu não quero e também não é mais do meu interesse despertar a sua consciência, se é que você tem, o estopim foi você ter me excluído de sua “rede social” sem nenhum motivo aparente. Mas, como é de se lembrar, isso é até normal e bem previsível, não foi à primeira vez, o único detalhe é que hoje eu não tolero mais meias verdades, desculpas esfarrapadas. Você é egoísta, e como bom egoísta só me procurAVA quando era do seu feitio (olha isso aqui; dá sua opinião; posso ir ai?; me faz um favor?). E é até estranho você agir assim, visto que você bate o pé reclamando quando as pessoas são falsas dessa maneira, lembra?   

Semanas atrás estávamos conversando e eu falei: “também, né? Do jeito que você é.” E você perguntou: “de que jeito eu sou?” Eu não quis falar nada na hora... Mas, depois me bateu uma necessidade de dizer o que eu pensAVA. Decidi enviar uma mensagem, que por sinal era linda. Não esperava nada em troca, apenas que fosse entendida, sentida... No entanto, a curiosidade foi maior e resolvi perguntar se você a tinha lido. Você lembra qual foi sua resposta? Sua resposta foi absolutamente e SÓ um NÃO gigante e gritante na minha janela. Uma palavra sem mais nenhuma depois pra completar, um NÃO bem solitário, vazio. Como quem diz NÃO a um pobre coitado que está oferecendo pipoca no sinal pra ganhar um trocado. O que você não sabe é que eu não estava oferecendo “pipoca” com propósito de ganhar um trocado, eu estava mostrando minha amizade de uma maneira que poucos conhecem e você disse NÃO, disse não a minha amizade, disse não depois de um ano, depois de eu ter me guardado a sete chaves com medo de me machucar, como já me machuquei e venho me machucando há tanto tempo. 

Mas, mais uma vez, o problema é todo meu... Eu baixei a guarda quando parei pra ouvir o que meus amigos falavam ao pé do meu ouvido e o que pessoas “não tão amigas” sussurravam nas minhas costas: “você (ela) tem coração de pedra; é fria; não tem sentimentos; coitado de quem gosta de você (dela)”. 

Resolvi segui o conselho deles e ser mais amiga, aberta, cara limpa e coração escancarado...
Foi isso que ganhei em retorno. Então, caro leitor, aqui vai um conselho: “não siga conselhos”.


"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira." (Fernando Pessoa).

"Sou apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer."

10 comentários:

  1. realmente ele passou dos limites :X
    mais nem todos são assim,nem sempre vale a pena fechar o coração por causa de pessoas que nem valem :/

    ResponderExcluir
  2. BRISA! Minha linda concordo com vc sobre o DESAPEGO, tbm estou tentando fazer isso com pessoas que me usam o tempo todo, pessoas que só me ligam qdo querem que eu faça algo para elas. Pessoas que só ligam pra alguém por interesse. Desse tipo de pessoas tbm estou correndo. As vezes é mas difícil qdo temos algo em comum, mas tudo na vida tem um limite, e as pessoas precisam saber que nem toda hora estamos prontas a engolir sapos. Às vezes é preciso; mas tem hora que fica preso na garganta e aí temos que coloca-lo pra fora... Sendo mais clara vomita-los. É o melhor que temos que fazer.

    um cheiro

    ResponderExcluir
  3. Realmente Brisinha, temos que nos desapegar de coisas, e pessoas que não valem a pena.
    As vezes insistimos tanto com uma coisa damos tudo de si e não recebemos nada em troca, e as vezes até recebemos sim mais recebemos um apatada bem grande.
    Dai e quando caimos na real, e realmente pensamos em pensar primeiro em sim e nos dar o valor que realmente merecemos.
    Somos de carne e osso como todo mundo, mais as vezes as pessoas não percebem.
    Beijos
    E saiba que pode contar comigo sempre!

    ResponderExcluir
  4. Acho q esse desapego Brisa foi condicionado por uma decepção muito forte em relação a esse tal de Axxxxx. E sendo a decepção um sentimento tão frustante, talvez seja uma das sensações que mais deixa a gnt pra baixo.. isso bloqueia vc.
    Será que criamos expectativas demais? Ou será que as expectativas eram normais, próprias e adequadas?
    Será que somos exigentes demais, e exigimos dos outros, coisas que nem nós próprios sabemos fazer?
    Será que uns, nem percebem a decepção não lhe dando a importância que outros lhe dão?
    Será que as decepções só acontecem aos emotivos? Aos frágeis? Aos corajosos? Aos exagerados? Aos idiotas?
    E acordar depois de uma decepção?
    Já me fiz tanto essas perguntas... acho q vc tbm.
    Acordar para a vida, acordar para o dia, pôr os pés fora da cama, levantar o corpo, calçar qualquer coisa para começar a pisar o chão, a terra, olharmo-nos no espelho, olhar uns olhos decepcionados,….
    E depois, muitas vezes voltar ao mesmo local, ver a mesma pessoa, ter de falar com essa pessoa, voltar e reencontar o mesmo ambiente, o mesmo cenário…..
    O pior é q os decepcionados não choram por fora, choram por dentro! Choram, choram, choram, até ficar secos, como um solo africano, seco, ressequido, morto….

    Sei bem o q vc descreveu, já passei por isso inúmeras vezes e agora meu coração fechou.

    fica bem Brisinha.

    ResponderExcluir
  5. Nos relacionamentos amorosos, vivemos em constante conflito, reparando os erros do passado, esquecendo a verdade e se iludindo com o futuro. Por isso, na maioria das vezes, os relacionamentos não passam de dois meses, pois vivemos a frustração de sofrer e magoar como uma constante aleatória.

    Na verdade todo ser humano é capaz de se apaixonar e amar qualquer pessoa, porém se limita a acreditar que tudo que é bom demais ou que é além das expectativas pessoais não cabe ao mérito particular individual, por isso a maioria anda por caminhos árduos e cheios de espinhos, os quais percorrem todo o corpo até alcançar o coração e ferir a alma.

    ResponderExcluir
  6. As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas...
    O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!

    ResponderExcluir
  7. Já dizia Confúcio meu amor: "Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos."

    ResponderExcluir
  8. A questão não é desapegar e sim crescer , ver que são momentos da vida e se fomos desapegar de tudo que acreditamos então seremos pessoas vazias e deixaremos de ser nos mesmo ,tudo na nossa vida tem um propósito e se você escorregou nesta corrida maluca que é a vida, não é para abaixar a cabeça e ficar pensando no que poderia ter sido diferente, apenas estara adquirindo experiência de vida e muitos demoram para descobrir como a vida as vezes é cruel e cheia de surpresas , boa e mas :D atée brisinha !!

    ResponderExcluir
  9. Vc deve ter pensando:
    Caramba, que decepção... Jamais poderia esperar isso dele...
    Mas, acho que na realidade, a pessoa em questão, a que causou a decepção, pode estar isenta de qualquer maldade pela sua atitude. Tenho por mim que o problema maior tá em nossos valores e na forma de como queremos que as pessoas sejam ou nos vejam.

    Decepção, para mim DANI, determina o final de uma etapa ou da maneira de se ver a mesma coisa. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Trata-se da quebra de um conceito criado pela nossa mente, invariavelmente n verdadeira. Fomos nós q construímos os valores e o rótulo q colocamos na outra pessoa. Foram nossos conceitos q pautaram o carinho, o amor e a amizade. Ninguém é igual a nós.
    O outro só fez a parte dele. Na realidade a pessoa sempre foi o que está demonstrando naquele momento, mas éramos nós q n fazíamos a leitura correta de como ela realmente é em seu interior. As adversidades da vida nos mostram outras realidades com as quais n tínhamos contato.
    Mtas vzes me decepcionei.
    Lembro-me do que um amigo falou certa vez:
    "você sofre porque espera demais das pessoas. Elas são elas com seus conceitos e valores, vc é vc. Cada ser humano é diferente. As verdades são singulares. Nas dificuldades as pessoas mudam. Nas festas são todos iguais. A musica e o ambiente contribuem para a harmonia do local. As pessoas dão o q podem dar. Nós é q temos expectativas diferentes."
    Tenho ctz q enquanto vc tá lendo isso tá analisando a sua vida e encontrando novamente os momentos q te magoaram profundamente, Brisa, simplesmente pq a sua expectativa n foi recompensada conforme seu desejo.
    Temos q analisar este ponto para nos policiarmos e nunca esperarmos das pessoas aquilo q elas n conseguem nos dar.
    Depois de um tempo pude perceber, acredite: era eu mesmo quem me feria. Nunca foram as pessoas. Elas, na realidade, nunca me prometeram nada (em parte n). Eu é q esperava Reconheço q foi uma batalha bonita entre meus conceitos passados, minha cegueira e a verdade q se pode encontrar em cada relação. Por isso, acho, nunca devemos considerar uma verdade como eterna. Ela simplesmente espelha um momento, uma fração de segundo.

    O q se sente sempre supera o q se vê.
    A decepção é uma delas.

    ufa, terminei. espero ter contribuido e ajudado vc, brisinha.
    =**

    ResponderExcluir
  10. Lídi Pereira02 fevereiro, 2011

    Tem que Ser Assim mesmo prima,Bota pra gerar!!!!bjos

    ResponderExcluir