sábado, 10 de abril de 2010

Sanpaku

 Nos olhos, podemos sentir a presença da vida, testemunhar o que há de eterno e tentar decifrar mistérios. Eles se turvam com os açoites da doença e brilham com a saúde. 
Existe muito mais coisas entre os olhos e o corpo do que vê o nosso descuidado olhar. Olhos tristes, ternos, doces, magoados, medrosos, apaixonados, desconfiados, orgulhosos, mentirosos, etc.
"Em cada olhar sem luz, um sol sem vida"
"Se teu olho for bom todo o teu corpo será bom" 
Sanpaku ao pé da letra significa três brancos. O sanpaku carrega o destino nos olhos. Acredita-se que o possuidor desses olhos terá uma morte horrível. Além disso a pessoa está destinada a uma vida difícil, porque seria incapaz de ter reações acertadas diante de situações do dia a dia. Por exemplo: ele não tem reflexos no momento de um acidente; não é capaz de pressentir o perigo. 
Isso tudo é muito assustador porque sem sombra de dúvidas eu sou uma possuidora desses amaldiçoados olhos. Vejam só a foteeeenha ai em baixo, o que vocês acham? 


Tenho por mim que Lennon também acreditava nessa tal história de olhos com três brancos, chegou até a compor uma canção para a sua amada Yoko intitulada de  Aisumasen (Me desculpe) onde cita os "olhos sanpaku".

"When I’m down, real sanpaku
And I don’t know what to do

Quanto estou triste, verdadeiro sanpaku
Não sei o que fazer"
 
E as citações não param por aí. O cinema brasileiro também deu sua contribuição, com o filme A Maldição do Sanpaku“, estrelado por Patrícia Pillar e Rogéria. Patrícia interpreta uma sanpaku, namorada de um bandido. Ele acredita que a condição dela traz sorte, mas o desenrolar da trama (assim como o título) mostram que não é bem assim.
Para ser ainda mais científico, é preciso dizer que existem dois tipos de sanpaku, em conexão com a filosofia Yin-Yang.
Os “yin sanpaku”, com o branco aparecendo abaixo da íris, seriam pessoas mais fragilizados, “suscetíveis a perigos de origem externa”. É nesta lista que estão os sanpakus mais famosos, aqueles que morreram tragicamente.
Os “yang sanpaku” teriam mais propensão de “gerar perigo”, ou seja: teriam temperamento explosivo e violento. Este seria o caso do assassino Charles Manson.
Por fim, resta a dúvida, séra que terei um fim trágico como JFK, Maysa, Princesa Daiana ou John Lennon?


8 comentários:

  1. to no meio disso ae tamb viu!

    \o/

    ResponderExcluir
  2. \voce é uma deusa com esses olhos, só falta um sorriso, eu tb tenho olhos assim e nem por isso vou morrer tragicamente é lenda minha deusa, com esses olhos negros voce é que causara muitas tragédias!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, sou psicologo e vc ta equivocada com esse seu texto, da proxima vez cite livros. Voce tem uma personalidade bizarra e acompanhando seus pensamentos e atitudes percebi quase ao certo uma personalidade psicopata e seguidas de idéias fixas fora da realidade. Merece tratamento ou procure uma boa terapia.Voce deve ter algum problema que carrega consigo, talvez um amor nao correspondido ao certo ou talvez somente decepçoes. Epero contato da senhora.

    ResponderExcluir
  4. Oie amigo, não citei livros pq o texto é meu com base em muitas coisas q li (sem saco para referencias). Talvez vc fique interessado em lê o livro "Sois Todos Sanpaku de
    Sakurazawa Nyoiti".
    Eu sou uma pessoa bizarra e tenhos atitudes psicopatas tb.. acertou na mosca.. hahahahaha
    Da próxima vez identifique-se, okay?
    Bye

    ResponderExcluir
  5. Por Deus! E ainda há gente que acredita nisso ? Que idéia mais medieval, meus amigos! Que idiotice sem tamanho ! Parece bastante com aquelas colocações calcadas no geneticismo latente de 250 anos atrás, misturado com incrível dose de superstição.
    É uma vergonha darmos ouvidos a esse tipo de gente.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma bronca desses psicologos, querendo se achar donos da verdade e cheios de querer julgar as pessoas.Alias são bons pra dar conselhos, mas q não se aplicam a eles mesmo,cada um tem o direito de ser o q quizer.

    ResponderExcluir
  7. Cara meu grau de "sanpakisse" é altíssimo, será que é uma boa dar um passeio em Brasília? Quem sabe não cai um meteoro na minha cabeça enquanto eu visito o Congresso? hehe...

    ResponderExcluir
  8. Olhos Sanpaku são muito mais sexy!

    ResponderExcluir